Selecione a sua região:

 

Purificador de Água a melhor opção para cuidar da saúde

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Desde janeiro de 2020, quando foi confirmada a presença de geosmina na água que abastece o estado do Rio, a população fluminense tem buscado maneiras de melhorar a qualidade da água para consumo dentro de casa. Com a volta do problema, no final de janeiro deste ano, a preocupação aumentou. No entanto, para Vinicius Farjalla, professor de ecologia da UFRJ, não é preciso comprar água mineral para cuidar da saúde; basta investir em um bom Purificador de Água.

— A geosmina é uma substância química produzida por algas, que estão ali porque tem muito esgoto. O problema é que a geosmina não reage ao sistema de tratamento tradicional, por isso a água chega com cor e cheiro diferentes — explica Farjalla, que ressalta que a geosmina, em si, não faz mal à saúde: — Por outro lado, indica que o ambiente onde estamos coletando água está com problemas. No geral, a água que a gente bebe é de boa qualidade, mas isso requer um tratamento muito forte.

Para evitar o consumo de água com geosmina, o professor afirma que o único tratamento que pode ser feito em casa é o uso de um Purificador de Água com carvão ativado, que retém esses compostos.

Silvana Martins investiu em um filtro para reduzir os gastos com água mineral.

— Comprei bastante água mineral no ano passado, por causa da geosmina, acho que foram dois meses direto. Este ano a água não ficou tão ruim, então comprei menos. Tenho um Purificador de Água acoplado na torneira da pia — conta.

Muitas pessoas optam por ferver a água antes de colocar na geladeira, mas Farjalla aponta que essa prática, embora seja eficiente para matar bactérias, pode não funcionar com a geosmina.

— Quando alguns compostos são fervidos, eles desnaturam e perdem a propriedade, como o sabor, mas a geosmina continua ali. Para o morador do Rio, o melhor ainda é o carvão ativado.

O professor ressalta, porém, que é preciso trocar refil do Purificador de Água periodicamente para que mantenha sua eficácia. O tempo entre as trocas depende da frequência de uso e do volume de água que passa pelo filtro todos os dias. Por isso, Farjalla diz que é importante que o consumidor siga as recomendações dos fabricantes.

Fonte: O Globo

Shopping Cart
× Como posso te ajudar?