Surto de toxoplasmose “Veio da água” diz Ministro da Saúde

Apesar da confirmação, Gilberto Occhi não sabe dizer como a água foi contaminada

Três dias depois de representantes do governo federal, da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura de Santa Maria apontarem, em entrevista coletiva, que a origem do surto de toxoplasmose no município ainda não havia sido identificada, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, confirmou a causa da infecção. Segundo ele, a equipe da Vigilância em Saúde do ministério que esteve no Rio Grande do Sul garantiu que se trata da contaminação da água.

— Veio da água. Isso foi confirmado por técnicos do próprio ministério que estiveram no Rio Grande do Sul — disse Occhi em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (21).

Embora não tenha deixado claro onde houve a contaminação — nos sistemas operados pela Corsan, nos poços artesianos ou até mesmo no lençol freático —, ele garantiu que todos os esforços da pasta, agora, são para descobrir como essa água foi infectada.

— A origem foi descoberta. Agora, estamos fazendo outro tipo de pesquisa para que possamos identificar como isso chegou na água que abastece Santa Maria. Estamos trabalhando para ver o que pode ter acontecido.

Além do trabalho para identificar como a água foi contaminada, Occhi também afirmou que o ministério tem dado todo o suporte para o município atender os pacientes:

— Estamos encaminhando medicamentos para que essas pessoas possam ter uma atenção.

Fonte da notícia