Água poluída provoca danos à Saúde

A água é um líquido precioso e essencial para que a espécie humana permaneça viva. No entanto, quando este líquido está contaminado e não recebe um tratamento adequado, a água pode deixar de ser um líquido vital e pode passar a ser algo nocivo, como veremos no decorrer do texto.

Os Riscos da Água Contaminada

Os Riscos da Água Contaminada

O Que Ocorre Quando a Água e o Esgoto Não São Tratados?

Pensando nos riscos que a água que não recebe o tratamento adequado pode nos oferecer, não podemos nos esquecer da classe baixa que em muitos locais não possui saneamento básico, que deveria ser direito de todo cidadão, pois pode garantir uma qualidade de vida melhor e impedir inúmeros problemas de saúde.

Primeiramente vale enfatizar que se a água e o esgoto não são tratados, ambos podem ser a porta de entrada para que vários microorganismos patogênicos de origem animal, entérica ou humana. O problema é que a água contaminada acaba atingido pessoas que não possuem recursos para buscar tratamento e por isso acabam morrendo por diarreia ou até desidratação.

O contato inadequado com a água que não é tratada pode ocorrer por meio da ingestão de água contaminada, pelo contato com insetos que têm contato com a água poluída, entre outros. O problema é que o contato pode transmitir doenças como: leptospirose, esquistossomose, cólera, entre outros que, como já dissemos, podem levar o individuo a óbito.

Você Sabia Que Comprar Água Nem sempre é Seguro?

Ao ler essa pergunta certamente você fará inúmeros questionamentos, não é verdade? Na realidade, a pergunta feita pode nos levar a dois caminhos: o primeiro é pensar na água em que consumimos em nossas casas, o segundo é pensar sobre a água que compramos quando estamos fora de nossas casas.

No caso desse tópico estaremos falando da água que é comercializada pelas grandes empresas, para que posteriormente pensemos um pouco em relação a água que chega até nossa casa, o que infelizmente não é privilégio de todos, mas de quem tem o beneficio de usufruir de água tratada.

Ao comprar água em pequenas garrafas ou até mesmo em garrafões a maioria das pessoas pensa que estará consumindo um produto de qualidade inquestionável, mas o problema é que nem sempre isso acontece, pois é possível que devido a um armazenamento inadequado o produto passe a apresentar problemas, ou ainda pode acontecer de o produto não ter a aprovação do Ministério da Saúde.

Sabendo que a água pode ser contaminada por meio de agentes químicos, microbiológicos e físicos, vale a pena conferir a procedência do produto, não é verdade? Afinal, se a água estiver contaminada, ela pode desenvolver problemas ou até agravar os existentes, como é o caso do cálculo renal.

Doenças Transmitidas Pela Água Contaminada

Ao decorrer de nosso post já mencionamos algumas doenças que podem ser adquiridas por meio do contato com água contaminada, mas a partir de agora apresentaremos algumas peculiaridades de cada caso.

  • Hepatite A

A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral. A doença pode ser transmitida pelo consumo de alimentos contaminados por fezes, ou mesmo pelo contato de fezes contaminada com águas.

  • Cólera

A cólera é uma infecção que causa um quadro de diarreia que pode ocasionar até uma desidratação. A enfermidade é causada pelo contato com água ou mesmo alimentos contaminados.

Cuidados Especiais

Cuidados Especiais

  • Esquistossomose

Mais conhecida como barriga d’água, a esquistossomose é causada por um parasita que habita em águas contaminadas por fezes e pela povoação de caramujos. A doença se desenvolve pelo contato com água contaminada.

  • Leptospirose

A leptospirose é transmitida principalmente pelo contato com ratos de esgoto. O principal meio de contaminação é por meio do contato com água contaminada pela urina desses animais. Além disso, a contaminação pode ocorrer por meio do consumo de alimentos ou líquidos que estejam contaminados.

  • Diarreia infecciosa

A diarreia infecciosa é outro problema que pode surgir pelo contato com a água contaminada. Nesse caso o quadro pode surgir pela invasão de bactérias, vírus e parasitas.

Como Prevenir Doenças Causadas Pelo Contato Com a Água Contaminada

Já vimos alguns problemas que podem ser desenvolvidos pelo contato com a água contaminada, mas será que há alguma maneira de evitá-los? Na realidade, sabemos que não é somente a ingestão de água contaminada que pode acarretar alguns problemas, mas o simples contato com água empoçada, por exemplo. Portanto, veja como prevenir algumas doenças tomando cuidados simples, mas que farão toda a diferença.

No caso de enchentes, ao fazer a limpeza tente evitar o contato direto com a água e proteja-se botas de cano alto, luvas, mangas de proteção, entre outros equipamentos essenciais para a proteção.

Em relação ao contato com a água, verifique sempre a procedência da água e no caso de não ser satisfatória, filtre a água com um coador de papel e ferva em seguida. No entanto, se isso não for possível, higienize a água acrescentando água sanitária, que deve ser na proporção de 2 gotas para cada litro de água.

Se a ingestão de alimentos higienizados com água contaminada pode causar problemas, vale a pena tomar alguns cuidados. Nesse caso os cuidados são simples, afinal os alimentos contaminados devem ser descartados e antes de prepara qualquer tipo de alimento, higienize as mãos e os equipamentos que serão utilizados no preparo com água e sabão, para que você tenha a garantia de consumir alimentos saudáveis.

Considerações Finais

O ideal seria que todas as pessoas tivessem acesso à água tratada e de qualidade, mas como sabemos que, pelo menos por enquanto, isso é uma utopia, temos que fazer a nossa parte, evitando o cosumo e contato com a água contaminada e buscando sempre higienizar tudo aquilo que consumimos.

Viu só como cuidados simples podem fazer toda a diferença? Então cuide da água do planeta e principalmente da água que você ingere, pois mesmo sendo um líquido essencial para nossa sobrevivência, o consumo de água contaminada pode fazer com que ela seja a porta de entrada para o desenvolvimento de diversas doenças.

Link da matéria: http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/danos-da-agua-contaminada-para-a-saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.