Contaminação da água dos banheiros

Nova pesquisa indica contaminação da água de banheiros e chuveiros da orla de Boa Viagem

Como em 2014, amostras coletadas apontam para água imprópria para uso.

Quatro anos depois de uma pesquisa científica feita por estudantes das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) constatar a contaminação da água dos chuveirões da Praia de Boa Viagem, na Zona sul do Recife, um novo estudo mostra que o problema continua. Desta vez, foram coletadas, em maio, duas amostras de chuveiros e duas de banheiros públicos da orla e as quatro indicam que a água está fora dos padrões exigidos por lei e, portanto, é imprópria para uso.

A pesquisa foi realizada pela aluna Luísa Souza Almeida, do curso de Farmácia da UFPE, sob a orientação da professora Silvana Calado, do Departamento de Engenharia Química da UFPE. As duas, junto com outros, também foram responsáveis pelo estudo de 2014. em novembro, o trabalho será apresentado no 58º Congresso Brasileiro de Química, em São Luís (MA).

“Achei que esse problema já estava resolvido, mas o serviço oferecido hoje é o mesmo de quatro anos atrás”, critica a professora. “Como é que se constrói banheiros na orla e se utiliza água do poço sem tratamento? A prefeitura tem que fornecer água de boa qualidade e acabar com esses chuveiros. A portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde diz que a água deve ser potável. Banheiro é lugar de se limpar. É uma vergonha isso”.

DOENÇAS

Água contaminada pode transmitir doenças gastrointestinais, como cólera, febre tifoide, leptospirose e giardíase, e parasitoses, como amebíase e esquistossomose.