Beber água ajuda a regular temperatura do organismo

Não é de hoje que se ouve falar que é preciso beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Tem gente que segue à risca essa recomendação, atenta à informação que o corpo humano é composto por cerca de 70% de líquidos, que são perdidos e repostos constantemente pelo organismo. O grande segredo da boa saúde, portanto, é a reposição das perdas.

O corpo humano elimina cerca de dois litros através da urina, do suor e das fezes. Se essa quantidade de líquido não for reposta, o ser humano entra num processo de desidratação e intoxicação. E não é só isso: quando se ingere um alimento, parte dele é absorvido pelo organismo (as proteínas, as gorduras e o açúcar).

A presença da água é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir um ótimo meio de transporte de nutrientes para as células. Participa também diretamente da regulação da temperatura corporal e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.

A transpiração e a eliminação dos líquidos por meio da urina são formas de o organismo eliminar impurezas e manter a temperatura ideal, de acordo com o clima externo. É por meio da hidratação constante que o corpo mantém a sua temperatura equilibrada.